quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cartografia: a arte de fazer mapas



1. Os primeiros mapas


A arte ou técnica de fazer mapas é conhecida como cartografia - palavra que vem de carta, sinônimo de mapa.
A cartografia é uma técnica muito importante para a geografia, porque o mapa é uma das melhores formas para entender ou estudar uma região. É por isso que todo estudo geográfico em geral é acompanhado de mapas.
Quando surgiram os primeiros mapas?
Os mapas são basicamente um instrumento de orientação e de localização. Daí sua origem ser muito antiga. Existem mapas que foram elaborados há milhares de anos.
A melhor forma de nos orientarmos numa área desconhecida é desenhar o local que queremos explorar. Por exemplo, para explicar um endereço a alguém, muitas vezes fazemos o desenho do local com as ruas, praças ou avenidas próximas. Esses tipos de desenho podem ser considerados esboços de mapas, porque não mostram a área com exatidão e, principalmente, não têm escala. Os mapas primitivos eram mais ou menos assim: esquemas sem escala e sem as convenções cartográficas que usamos hoje.
Os mapas mais corretos da superfície terrestre foram elaborados por cartógrafos europeus, a partir do século XVI. Eles foram o resultado das inúmeras viagens de circunavegação que os exploradores europeus fizeram para descobrir novas terras. Nessas viagens descobriram a América e a Austrália.
Portanto, eles foram os primeiros a ter uma idéia mais aproximada de como é a
superfície terrestre e de como se distribuem as grandes massas continentais e oceânicas em nosso planeta. Por isso, ao elaborar os mapas, colocaram a Europa numa posição privilegiada. E por isso também que a maioria dos mapas-múndi colocam a Europa no centro, acima da África.

2. Os mapas atuais

A maioria dos mapas elaborados hoje apresentam muita exatidão e muito rigor em relação a áreas, limites, distâncias, etc. Mas, para elaborar um bom mapa, é preciso antes de tudo fazer um levantamento.
Levantamento é o estudo preparatório para mapear uma região. É um trabalho muito minucioso. Dependendo do tipo de mapa, é o assunto a ser pesquisado. Por exemplo, indústrias, se for um mapa da atividade industrial; a natureza do terreno e suas altitudes, se for um mapa físico ou altimétrico; as ruas, avenidas e o que nelas existe, se for preciso elaborar a planta de um bairro ou de uma cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário